sábado, 13 de março de 2010

Farmacognosia

A farmacognosia é um dos mais antigos ramos da farmacologia. Ela é praticada por farmacêuticos, e tem como alvo os princípios ativos naturais, sejam animais ou vegetais. O termo deriva de duas palavras gregas, pharmakon, ou droga, e gnosis ou conhecimento. A farmacognosia passou a ser obrigatória nas escolas de farmácia brasileiras a partir de 1920.
A Farmacognosia compreende o estudo de produtos de origem natural
farmacologicamente activos, utilizados como agentes terapêuticos, e tem
como objectivos principais a obtenção de conhecimentos sobre os efeitos farmacológicos e biológicos de plantas medicinais e ao mesmo tempo descobrir novas estruturas que sirvam de base ao desenvolvimento de
medicamentos. A importância da farmacognosia, quer sob o ponto de vista da investigação quer sob o ponto de vista do ensino, sofreu um incremento importante na última década, espelhando o aumento da utilização de produtos à base de plantas medicinais, pelas populações de países desenvolvidos. Neste contexto, o ensino da farmacognosia reveste-se de uma maior relevância, uma vez que o farmacêutico comunitário é o profissional de saúde mais qualificado e melhor posicionado para aconselhar o público em geral sobre a segurança e eficácia destes produtos terapêuticos.

 Texto tirado de Farmacognosia

Nenhum comentário: